Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou brasileiro e moro na divisa do Estado de São Paulo com Minas Gerais, exatamente na curva do Rio Grande e numa volta de seu grande lago, na cidade turística de Guaraci de onde escrevo esse Blog. Sou formado em agronomia e nasci em 1952

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Guaraxé 2011



Vem, que o Guaraxé tá te esperando...

O Guaraxé é um evento carnavalesco admirado por foliões de toda a região. Tradicionalmente realizado pela Prefeitura Municipal de Guaraci, é divertimento grátis, para todos. Aqui você brinca à vontade porque pode contar com uma estrutura redondinha, capaz de oferecer toda alegria do carnaval com tranqüilidade. É o que faz com que nossos visitantes voltem todos os anos. O diferencial que a todos contagia no “Guaraxé”, nasce na sua estrutura organizacional:


• Palco e equipamentos de luz e som de última geração;
• Shows com artistas e grupos renomados;
• 600 metros de ruas fechadas para sua proteção;
• Praça de Alimentação no local do evento e em sua volta;
• Barracas com souvenires;
• Grande número de banheiros químicos;
• Pronto atendimento médico de urgência/emergência;
• E um eficiente esquema de segurança.

Coração do evento



Área reservada para o Guaraxé 2011
'São mais de 25.000 m² de área aberta para diversão'

Caia na noite com os foliões – Camarotes ao fundo
Caia na noite com os foliões – Palco ao fundo
 
Além das noites de folia na praça, o “Guaraxé” movimenta também, três grandes tardes de folia, na orla dos Bairros Pedregal e Riviera, onde os visitantes se divertem na ‘prainha’ com o som carnavalesco, comandado por DJ’s que sabem fazer a festa, especialmente convidados para animar a galera.



Carnaval na Orla do Riviera (1)





Carnaval na Orla do Riviera (2)

*Pra te fazer lembrar: Ouça alguns segundos do solo de chamada para a abertura do carnaval, saídos da guitarra do guaraciense Gilberto Boni





Confira aqui o resumo da programação do Guaraxé 2011
Sexta a Terça-feira:

- Banda Nova Fase (cinco noites e duas matinês)

- Dj's Cleber Carvalho (Jovem Pan FM) e Giuliano Capucho (Band FM)

Atrações especiais
Sexta, 04/03

- Alessandra Mayer

Sábado, 05/03

- Thales e Thiago (carnaval sertanejo)
Domingo, 06/03

- Jana Lima
Horários: de Sexta a Segunda até as 04h00 da manhã.

Terça - o carnaval começa na matinê e termina as 24h00 - (meia noite de terça).

Orla do Riviera, nas tardes de:

Sábado, Domingo e Segunda: DJ's Cleber Carvalho (Jovem Pan FM) e Giuliano Capucho (Band FM), das 16 às 20 horas.

Venha você também fazer parte dessa festa tradicional que é, a cada ano, mais animada. O “Guaraxé 2011” promete muita alegria, que deve se espalhar pelas cinco noites, de sexta à terça, com muito axé e puxado pelo som das músicas mais requisitadas. A abertura está prevista para as 23h30 da sexta-feira, dia 04/02, quando a Banda Nova Fase vai fazer o primeiro grito oficial, convidando toda a galera para a folia do “Guaraxé”. Vem!

“Guaraxé 2011”

O blog “Guaraci Divisa com Minas” deseja aos visitantes e foliões locais, um ótimo carnaval neste ano.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Moqueca de Peixe

Prato da culinária brasileira, a receita de moqueca é bem fácil e rápida de se fazer. É um belo e saudável prato, de encher os olhos e dar água na boca. Basta montar os ingredientes numa panela e não mexer mais - fica pronto em 20 minutos.

No preparo do caldo de peixe, cuidado com a água. O peixe deve ser cozido na própria água que solta, na água dos tomates e da cebola. Normalmente um tablete de caldo é dissolvido em meio litro de água, mas no caso da moqueca, dissolve-se meio tablete em 100 ml de água (meio copo), para não correr o risco de o molho ficar aguado.

Não se recomenda usar alho porque tira o sabor do peixe. Para reforçar o sabor deste cozido use o tempero ‘açafrão-da-terra’ (cúrcuma).

Peixes

Dê preferência para os peixes de consistência mais firme. Use filés de badejo ou abadejo, pescada amarela ou postas de cação.

Badejo ou Abadejo? Alguns dizem que são a mesma coisa, mas não são. Dizem isso por que são nomes populares e são semelhantes na aparência depois de limpos, mas o sabor e a consistência são diferentes.

O badejo é pescado na costa brasileira, é mais firme e um pouco mais caro que o abadejo que é importado, normalmente vindo da Argentina, tem preço menor e é menos firme. Essas informações estão no blog do peco: Na verdade os dois nomes designam de forma popular, diversos peixes. Também conhecido como Badejo Ferro, Badejo Branco, Badejo Mira e Serigado, são nomes comuns dados às seguintes espécies de peixes: Acanthistius brasilianus (Cuvier 1828), Epinephelus adscennsionis (Osbeck, 1765), Alphestes afer ( Bloch, 1793), Merlangius merlangus ( Linneaus, 1758), Mycteroperca bonaci ( Poey, 1869), Mycteroperca fusca ( Lowe, 1836), Mycteroperca interstialis ( Poey, 1860), e vários outros. O que importa mesmo, é que esse peixe é muito saboroso.

Veja mais: digite no Google badejo wikipedia ou clique neste link:

http://blogdopeco.blogspot.com/2010/03/badejo-ou-abadejo.html

____________________________________

Nesta receita usei: postas de cação.

Ingredientes

- 800 g de peixe;

- 4 tomates graúdos e maduros, sem semente, cortados em rodelas;

- 1 cebola grande, cortada em rodelas;

- 1 pimentão amarelo, cortado em rodelas;

- 1 pimentão vermelho, cortado em rodelas;

- 1 colher de chá de açafrão-da-terra;

- 2 limões para temperar o peixe;

- 1/2 vidro de leite de coco ou 100ml;

- ½ tablete de caldo de peixe dissolvido em meio copo de água;

- Sal a gosto;

Modo de preparo:

Tempere o peixe com sal, pimenta e limão. Deixe descansar por pelo menos 20 minutos para pegar gosto.

Postas de cação temperadas

Pimentões em rodelas

Tomates e cebola em rodelas
 

Em uma panela de fundo largo, arrume metade das rodelas dos tomates, dos pimentões, das rodelas de cebola e acomode metade das postas ou filés de peixe. Repita o mesmo passo com a outra metade desses ingredientes. Uma vez montado, não é preciso mexer mais dentro da panela.


Montagem na panela

Despeje por cima, o caldo do peixe. Cozinhe em fogo médio, com a panela tampada por mais ou menos 15 minutos. Destampe a panela, acrescente o leite de coco e deixe ferver por mais 5 minutos. Confira com o garfo o ponto de cozimento do peixe, que deve estar cozido, mas firme. Prove do sal.
Sirva com arroz branco.

Rendimento: 4 porções.


Obs.:
Está difícil de encontrar Caldo de Peixe pronto, encontrei este no
supermercado Pão de Açúcar, muito bom.

Caixinha de caldo de peixe

Saboreie à vontade porque peixe cozido é de baixa caloria.
Bom apetite!
 

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Guaraci-SP *Ontem e Hoje

Memo-clips
O propósito desta postagem é mostrar rapidamente por imagens, um pouco da história de Guaraci. E não só para as pessoas que podem se lembrar ou para as que simplesmente gostam de informação, mas também para os jovens guaracienses, porque é conhecendo a história da cidade que somos capazes de compreender nossa gente e valorizar nossos espaços, olhando cada um em seu contexto temporal (lugar e tempo). São dois clips. O primeiro mostra como eram as ruas que ficam no entorno da praça central e o segundo mostra um pouco da história da Igreja Matriz.

Memo-clip 1 - Guaraci_SP_Ontem e Hoje



Memo-clip 2 - História da Igreja Matriz




Agradeço ao Sr. Claudio Geraldeli pela captura das imagens internas da Igreja Matriz e das externas do alto da torre. E a todos os amigos que gentilmente compartilharam fotos da cidade.


Se você gostou, clique em seguir esse blog ou me adicione em seus Favoritos. Se você faz parte da comunidade Facebook, clique no [f] aqui em baixo. Obrigado.