Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou brasileiro e moro na divisa do Estado de São Paulo com Minas Gerais, exatamente na curva do Rio Grande e numa volta de seu grande lago, na cidade turística de Guaraci de onde escrevo esse Blog. Sou formado em agronomia e nasci em 1952

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Trechos de humor – Mundo Virtual



"Smiley - o clipart mais usado no mundo."

Tive problemas no computador, então fui buscar ajuda técnica:

Caríssimo Suporte Técnico:

Ontem, eu atualizei o Namorada 7.0 para o Esposa 1.0. Mas logo reparei que o novo programa, que começou com uma interface bastante amigável, passou a apresentar transformações inesperadas. O que acontece é que depois de instalado, o Esposa 1.0 passou a interferir em todos os outros programas e agora está controlando todas as outras atividades do sistema. Aplicações como Jornal das 11.00, Futebol 16.00, Jô 11.30, Discovery Channel, entre outras, estão impossíveis de serem acessadas. Eu não consigo colocar o Esposa 1.0 em segundo plano para executar minhas aplicações favoritas. Estou tentando voltar ao Namorada 7.0, mas a desinstalação não funcionou no Esposa 1.0. Por favor, me ajude!

Obrigado. > Usuário com problemas!

RESPOSTA:


Caro usuário com problemas:-)

O Esposa 1.0 é um bom programa, e não é apenas um programa de utilidades e entretenimento, é um Sistema Operacional, e pode alterar tudo. Ele impede automaticamente que você volte ao Namorada 7.0. Leia com cuidado o - Manual adiantado online Esposa 1.0, veja em: Saiba Mais sobre o Futuro - “Cuidados e Riscos com as Crianças – Tópico - Pensão Alimentícia”. Eu recomendo que você mantenha o Esposa 1.0 instalado e trabalhe para melhorar sua configuração. Sugiro a instalação do aplicativo SimMeuAmor 99.0 para aliviar a carga do tamanho do software.

O melhor curso de ação é utilizar mais vezes o comando C: \ pedir desculpas\ porque\ em última análise\ você terá mesmo que fazer isso\ antes que o sistema volte ao normal.

O Suporte para o Esposa 1.0 vem com vários programas, tais como: LimpezadaSalaPorSuaConta 3.0, CozinheTudo 1.5 e NovasContasInesperadas 4.2., no entanto, tenha muito cuidado ao usar esses programas. Seu uso inadequado e a falta de aplicações do recurso SimMeuAmor 99.0, pode alterar as funções do sistema. Quando isso acontecer, a única forma de melhorar o desempenho do Esposa 1.0, é a aquisição de um software adicional. Recomendo Flores&Presentes 2.1 e 5.0, ou em última instância, a versão 15.0.

ATENÇÃO! NÃO INSTALE, sob quaisquer circunstâncias, programas do tipo, Secretária Especial 3.3. Esta aplicação não é suportada pelo Esposa 1.0 e poderá causar danos irreversíveis ao seu sistema operacional.

ATENÇÃO REDOBRADA! A tentativa de instalar o NovaNamorada 9.2 juntamente com o Esposa 1.0, faz o sistema entrar em pane.

SENDO ASSIM, não misture vida real com vida virtual porque na realidade você não pode formatar a primeira. Pergunte quando quiser, estaremos prontos para atendê-lo.

(autor desconhecido)

sábado, 23 de janeiro de 2010

Guaraxé 2010 - III


Localização dos Bares e Restaurantes que permanecerão abertos durante as noites do Guaraxé 2010


Guaraxé 2010 – Bares e Restaurantes

Endereços da agitação em torno dos bares e restaurantes:



Na Rua Casemiro César - DIRCEU LANCHES; BARTHÔ; e - LANCHE DA CIDADE


Na Rua José Correa da Silva - SABOR & REQUINTE; - BAR DO QUENDI – EDMUNDO 24h; - ADEGA VÂNIA


Na Rua Washington Correa da Silva – AUTO POSTO TERRA DO SOL (CONVENIÊNCIA) – PIZZARIA DI NÁPOLI - PASTELARIA - e
PP LANCHES

...entre outros:)





Foto do Google Earth – Guaraxé - Localização do carnaval da Orla do Riviera


Guaraxé 2010 – Carnaval da Orla do Riviera
Dentro deste espírito de festival de verão 2010, haverá um reforço para o carnaval da orla do Riviera, à beira do nosso grande lago. Sem dúvida essa programação promete muito, a visão do lago é um forte atrativo pra esquentar as tardes de carnaval. A festa na Orla do Riviera acontece durante o dia, em torno do bar do Alcides, nos dias, sábado 20/02, domingo 21/02 e segunda 22/02. Toda a animação estará a cargo do CHORÃO SOM, que vai fazer vibrar o carnaval da orla.

Você está pronto para a folia?

Guaraxé 2010 - II


FOTO: Guaraxé 2009
Guaraxé 2010 – Folia
Gosto de ver gente se espremendo bem pertinho do palco, onde o som do batuque fala mais alto, onde o coração pulsa mais forte, e ao mesmo tempo, ver toda gente que se espalha pelos espaços abertos da praça, e se amontoam nos bares e restaurantes que a rodeiam. Gosto também de ver os blocos animados dos foliões, que dão brilho ao carnaval com seus cordões intermináveis, serpenteando entre a massa e cantando incessantemente seus "slogans" pra que todos possam ouvir. É pura manifestação de alegria do público. Gosto de assistir o brilhantismo da festa e de ver nosso carnaval crescendo a cada ano.

Guaraxé 2010 - I


GUARAXÉ 2010 – Mapa da região. Como chegar



Localização da área reservada para o Guaraxé 2010

Guaraxé 2010 - Abertura
Fico feliz só de pensar em fazer parte dessa festa tão esperada, que é o carnaval de Guaraci, nosso “Guaraxé”. É pura alegria que vai se espalhar pelas cinco noites de folia, de sexta, dia 12/02, à terça, dia 16/02. A abertura está prevista para as 23h30 da sexta-feira, dia 12/02, quando a Banda Base vai fazer o primeiro grito oficial, convidando a galera toda para a folia do Carnaval 2010, na Praça de Eventos, em frente à Igreja Matriz.

Guaraxé 2010 – Carnaval de qualidade
Esse é um momento muito especial nas manifestações populares em todo o Brasil, que pára, para ver e ouvir, brincar, e dar passagem, a tanta gente quer pular e cantar, seguindo o som dos batuques incansáveis de axés e sambas, noite afora.
Estava escrevendo e parei pra pensar, sobre essa festa democrática do carnaval de Guaraci, que é gratuita, ou seja, é diversão garantida a todos, sem distinção, é, acho que faz sentido sim, pensar sobre isso, principalmente para aqueles que se lembram dos fechados carnavais de clube! Afinal, essa festa é do povo, faz parte do patrimônio social e cultural da cidade. Seu ponto forte é, sem dúvida, a qualidade do nosso carnaval. A cidade ganha novos ares, se veste de adereços coloridos, e a cada ano, nos surpreende nas formas e cores de suas esculturas inusitadas, na arte dos materiais recicláveis, desde as pequenas referências, aos elementos gigantes, estruturas ícones do carnaval, que dão nova cor e vida às ruas e à praça central.
É durante o este período que a cidade recebe o maior número de turistas no ano, pelo bom carnaval que Guaraci faz. Foliões de toda a região aqui chegam para se divertirem, e lotam a cidade porque gostam do nosso carnaval e, sempre voltam. A tradição de festa bem organizada, a beleza da cidade e a simpatia do nosso povo, faz a boa fama de nosso carnaval. Nosso carnaval conta com uma ampla estrutura de palco e iluminação, bandas de renome, que animam e dão brilho à festa. Dentre as principais atrações de palco deste ano, estarão presentes:
Axé Blond, Jana Lima, Baton Na Cueca, Banda Base, Dj Ec.Por falar em qualidade, vale dizer que o público tem acesso a um bom número de banheiros químicos, tenda da saúde e segurança. Nosso carnaval é muito animado e de paz. Diversão sem violência. Para isso, a segurança durante a festa, é especialmente reforçada.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Dia 20 de Janeiro - Dia de São Sebastião



Quermesse em Louvor ao Padroeiro São Sebastião
Todo ano em torno do dia 20 de Janeiro, dia de São Sebastião, santo padroeiro da cidade, a paróquia de Guaraci realiza uma acalorada festa em louvor ao santo. Aliás, esta é uma data católica tradicional, que é comemorada em muitas cidades brasileiras. São Sebastião é um santo muito querido. Em Guaraci, a tradicional Quermesse em Louvor a São Sebastião, começou nos dias 15, 16 e 17 deste mês de Janeiro, e continua acontecendo no toldo da praça de eventos da Igreja Matriz. Nesta quarta-feira, 20/01, em comemoração ao dia do santo, excepcionalmente, também haverá quermesse. Os festejos continuam nos próximos dois finais de semana, 22, 23, 24 e, 29, 30, e 31 (último dia). O feriado municipal deste dia 20, foi transferido para a sexta-feira, dia 22/01.

A Quermesse
Num clima de generosidade, você participa de um tradicional e animado leilão e pode arrematar apetitosas prendas de frango assado, frango recheado, bolos, rocamboles, leitoas assadas, entre outras. Além disso, você pode encontrar no balcão ou junto aos atendentes da quermesse, kafta assada, pastéis fritos na hora e bebidas geladas.

O martírio de São Sebastião
São Sebastião (256 — 286) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão. Ele foi um dos primeiros mártires cristãos, “Martir” deriva da palavra grega que significa “testemunha”. De acordo com Actos apócrifos, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 (depois da Era Comum) com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas e perseguições. Em fins do século III, por volta do ano de 286, ele foi nomeado comandante de uma companhia da guarda pretoriana, a tropa de elite dos imperadores romanos. Quando sua conversão ao cristianismo se tornou conhecida, o imperador Diocleciano, que duvidava da possibilidade de um homem servir ao mesmo tempo a Cristo e a Cesar, exigiu que Sebastião renunciasse à sua fé ou enfrentasse um pelotão de arqueiros. Sebastião permaneceu fiel à sua religião e, por conseguinte, foi amarrado, transpassado de setas e abandonado para morrer. Milagrosamente, ele sobreviveu. Quando se recuperou, Sebastião tornou a abordar o imperador, rogando-lhe tolerância para os cristãos. Desta vez, Diocleciano não quiz colocar suas palavras em risco, ordenando que Sebastião fosse ali mesmo espancado até a morte.
Fontes:
Wikipedia;História da arte da Universidade de Cambridge.

Imagens de São Sebastião
São Sebastião é usualmente mostrado amarrado a um pilar ou a uma árvore, e sempre, transpassado de setas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia).
As primeiras representações mostravam o corpo do santo inteiramente perfurado por flechas, parecido com porco espinho, contudo no período do renascimento, esse número de setas foi reduzido para que a ênfase fosse dada à postura do corpo.
Veja acima a pintura de Andrea Mantegna (italiano; 1453-1506; tela 68x30 cm; Museu de Viena) mostrando o corpo de São Sebastião com uma aparência de equilíbrio vital, sugerindo que ele sobreviveu às setas que lhe foram disparadas. Ao fundo, o pintor parece mostrar o estado de decadência das relíquias do paganismo e o triunfo final do cristianismo.

Fontes:
Wikipedia; Imagens religiosas - História da arte da Universidade de Cambridge.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Panorâmicas do chão guaraciense
















Gosto de passear pela praça. Desde o tempo em que Guaraci se chamava Cresciuma, nossa praça é o espaço mais memorável da cidade. Por ela transitaram todos nossos habitantes desde sua primeira existência.
Brilhante e alegre ela se destaca diante da igreja, é o coração da cidade, nosso cartão postal. A cidade cresceu a partir deste ponto central. Seu papel, como território de sociabilidade, é de ponto de encontro e de lazer. Nossa praça é viva, até hoje é nossa referência principal, passam por ela, a cidade e todos os seus personagens. À noite, posso ver amigos conversando, jovens se encontrando, pais empurrando carrinhos de bebê, passeando por entre os canteiros floridos e suas palmeiras imperiais. Vejo pessoas se exercitando numa caminhada leve, vejo alguém só, ou alguém sonhando. Vejo outros que procuram a praça apenas pra descansar e ver a vida passar. Esse é um dos locais mais pitorescos de nossa cidade, onde se pode beber da tranquilidade. Vejo crianças correndo, se espalhando por todo o espaço aberto da praça ou admirando o jorrar das águas coloridas de sua fonte luminosa. Vejo muitos pais, jovens, turistas pousando para se registrarem apertadinhos na foto, tendo a fonte como pano de fundo. Os jovens da cidade também se utilizam da praça para fazerem de todas as noites, seu "footing" preferido. Posso ouvir a alegria desses jovens conversando e se desmanchando em risos, que brotam do quase nada. Que saudades! A partir desta praça, a história de nossa gente se mistura com o seu cotidiano. Entre as lembranças, permanecem os recortes, cheio de histórias e segredos, desejos e sonhos. É daqui que posso me lembrar dos sonhos que sonhei em minha infância. É o espaço onde brinquei quando criança, que meus filhos brincaram, e o mesmo, onde brincam hoje, minhas netinhas. Passeando na praça posso ver um filme da minha vida e gosto de me lembrar correndo por entre seus canteiros.















quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Agenda 2010

Agendei:

JANEIRO
Férias de verão10 - Chegada das Folias de Reis de Guaraci – Capela de Santos Reis
20 - Dia de São Sebastião

22 - Feriado Municipal -Tranferência - Dia de São Sebastião - Padroeiro
25 – Segunda - Aniversário da Cidade de São Paulo
31 – Domingo - Fim das Férias de Verão


FEVEREIRO - CARNAVAL
12 - Sexta - Banda Base
13 - Sábado - Banda Base ; DJ EC ; Axé Blond; DJ EC
14 - Domingo - Banda Base; DJ EC; Jana Lima; DJ EC
15 - Segunda - Banda Base; DJ EC; Baton Na Cueca; DJ EC
16 - Terça Feriado - Banda Base; DJ EC

MARÇO
20 – Sábado - Início do Outono

ABRIL
02/03/04 – Feriadão de sexta-feira da Paixão./04 – Domingo de Páscoa
21 – Tiradentes


MAIO
01 – Sábado – Dia do Trabalho09 – Domingo – Dia das Mães

JUNHO
03 – Quinta – Corpus Christi (Feriadão)11 – Sexta – Cerimônia de Abertura da Copa - 11:00 no Brasil e 16:00 em Johanesburgo
12 – Sábado – Dia dos Namorados
21 – Dia mais curto do ano, início do Inverno


Copa do mundo – 11/6 a 11/7 – Obs.: Fuso Horário Brasil / África do Sul: + 5 Horas
Jogos do Grupo G
15/06 – Terça - 15:30 Brasil e 20:30 em Johanesburgo – Estádio JEP – Brasil x Coreia do Norte
20/06 – Domingo - 15:30 Brasil e 20:30 em Johanesburgo – Estádio JSC – Brasil x Costa do Marfim

25/06 – Sexta - 11:00 Brasil e 16:00 em Durban – Estádio Moses - Portugal x Brasil
Final da Copa
11/07 Jogo Final - Vencedor de Semi-final I x Vencedor de Semi-final II, em Joanesburgo

JULHO
Férias de inverno
Começam as propagandas eleitorais!!!09 – Sexta – Revolução Constitucionalista de 1932 (Estado de São Paulo)
31 - Terminam as férias de inverno

AGOSTO
08 – Domingo - Dia dos Pais25 – Quarta - Aniversário de Barretos

55ª Festa do Peão. 19 a 29/08/2010
http://www.independentes.com.br/

46ª. Fefol. 8 a 15 de agosto
http://www.folcloreolimpia.com.br

SETEMBRO
07 – Terça – Pode virar feriadão!23 – Quinta – Início da Primavera

OUTUBRO
03 – Domingo – Eleições – 1° Turno
12 – Terça - Nossa Sra. Aparecida e Dia das Crinaças
17 – Domingo – Fórmula 1 Grand Prix Brasil
31 – Domingo – Eleições – 2° Turno

NOVEMBRO
02 - Terça – Finados
15 - Segunda - República
20 - Sábado - Dia da Consciência Negra
30 - Terça - Feriado Municipal

DEZEMBRO
21 – Terça – Dia mais longo do ano - Início do Verão - 2010/2011
25 – Sábado - Natal

Download – Imagem - Calendário 2010:
http://img10.imageshack.us/img10/9937/calendario2010.gif

Chegada da Folia de Reis em Guaraci





Nossas Folias de Reis entoaram a canção de chegada no encontro da Capela de Santos Reis - Sábado – 09/01/10

2010

2010 – ANO DE CRESCIMENTO DO PAÍS
Em termos de crescimento econômico, os analistas estão falando em boas perspectivas para 2010. Especulam hoje, sobre um crescimento em torno 5% do PIB do país...ou mais... (!?). Em 2009 o PIB ficou próximo de zero.
Para os mais otimistas, 2010 será um ano ímpar!
Para os pessimistas será bom! ...

Então, sorte pra você e pra todos nós!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Primeiro "post"

Olá! Bem-vindo!

 
Este é meu primeiro “post” e pretendo aqui trafegar com assuntos que, de alguma maneira, mesmo quando toscos, possam mostrar o mundo como eu vejo, a partir do ponto de vista de quem vive em uma pequena cidade do interior. Espero, por vezes, poder colaborar com a divulgação de nossas paisagens locais e do modo de ser de nossa gente, seja informando ou simplesmente divertindo, no mesmo peso e com a mesma vontade, que a liberdade de expressão interiorana tende a criar, na pior das hipóteses, algo comum a todos os locais despercebidos do mapa, mas algo que possa ser interessante para compartilhar.

Escolhi para esse blog o nome de “Guaraci Divisa com Minas” para facilitar o acesso, a toda gente virtual que gosta desta região e de seu grande lago e para aqueles que escolhem Guaraci como destino turístico. O dedico, a todos os filhos guaracienses, moradores ou distantes. ‘Divisa com Minas’ é um complemento para diferenciar nossa cidade de uma outra Guaraci, que fica no norte do Estado do Paraná.

Vale dizer que farei o possível para respeitar o limite dos outros. No entanto, se alguém se sentir prejudicado por qualquer assunto exposto, peço o favor de me comunicar por e-mail para que tal conteúdo seja revisado. Por outro lado, me reservo o direito de eliminar comentários ofensivos, obscenos, difamatórios ou ainda assuntos prejudiciais a terceiros.

Seja você, sejam todos muito bem-vindos!